- Área: 579 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Roberto D’Ambrosio
Descrição enviada pela equipe de projeto. Escondida entre as montanhas de Malpaís, em Cóbano, encontra-se no ponto de fuga para a residência Brisas del Cabo.
Este projeto, realizado em 2014, buscou sobretudo maximizar a apreciação da incrível vista que nos proporcionava o terreno e, ao mesmo tempo, criar um equilíbrio entre as necessidades de comodidade e descontração dos clientes.
Desfrutar da vida "exterior" foi um dos eixos temáticos sobre os quais orbitou o processo projetual. Através do uso de ventilação natural e cruzada, conseguiu-se que, inclusive, durante o calor do meio típico da região, os habitantes da casa pudessem desfrutar suas áreas comuns sem necessidade de condicionantes artificiais para agregar frescor.
Os amplos terraços, que nos remetem a sabedoria dos nossos avós ao construir grandes corredores nas casas guanacastecas de antigamente, permitem o contato direto com a natureza e a linha entre o dentro e fora, virtualmente desaparece. As espaçosas áreas comuns, tanto internas como externas, não possuem divisões, o que permite a interação entre as pessoas desde vários pontos da moradia.
A vegetação existente no resto da propriedade foi conservada praticamente intacta o que enfatiza também a variada fauna que se pode observar ao redor da residência, aumentando desta forma a sensação de contato com a natureza e equilíbrio com o ambiente.
O arquiteto tem interesse em desenvolver o tema da "tropicalidade" na arquitetura, tratando sempre de não alterar o entorno e de harmonizar a arquitetura com o clima e natureza.